quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sonar

O Sonar

O que é o sonar?


O sonar é um instrumento auxiliar da navegação que é utilizado para estudar os fundos oceânicos e, na pesca, para detectar cardumes de peixes.




Quem criou e quando foi criado?




Foi construído pelo físico francês Paul Langevin em 1917, para localizar submarinos Alemães. Apesar de já estar pronto, não foi usado antes do final da Primeira Guerra Mundial.





Para que serve?




O sonar é muito utilizado para orientar a navegação, obter o perfil do fundo do mar, revelar a presença de cardumes, etc.













Como funciona?


O sonar emite ultra-sons que se propagam na água reflectindo-se no fundo ou num peixe e sendo captadas novamente pelo radar onde é registado o tempo demorado, podendo assim calcular-se a distância a que os objectos se encontram. A este processo dá-se o nome de ecolocalização.


A ecolocalização


O que é a ecolocalização?

A ecolocalização é o processo referido acima. Pode ser encontrada em vários animais como os morcegos ou os golfinhos. A ecolocalização usada nos radares é artificial e não alcança a mesma qualidade e perfeição da existente em alguns animais.


Funcionamento

O morcego, tanto como o golfinho, emite ondas ultra-sónicas, isto é, com uma frequência muito alta. Isto permite-lhes obter informações sobre a localização de animais e informações sobre o ambiente que os rodeia.

Como se determina a distância a que se encontra um objecto, utilizando o sonar?Determina-se a distância de um objecto pelo sonar, medindo o intervalo de tempo entre a emissão do som e a recepção do seu eco.

Sem comentários:

Enviar um comentário